Amigo Na Praça Vale Mais do Que Dinheiro na Caixa

“Abrigo de Idosos”

idoso-queda

Um empresário, depois da morte da esposa e de seu único filho, resolveu dedicar-se a um serviço voluntário e fundou um abrigo de idosos.
Com o tempo, sua situação financeira foi ficando cada vez mais difícil, até que um dia sua firma abriu falência e ele não teve mais como sustentar o abrigo.
Já com certa idade e muito envolvido com o trabalho voluntário, resolveu morar na instituição filantrópica e dedicar-se completamente àquela nobre causa.
A partir daí o abrigo, que fora sustentado tanto tempo por ele, passou a contar, apenas, com doações de pessoas amigas.
Numa manhã, a cozinheira comunicou-lhe que a dispensa estava quase vazia e o que tinha não seria suficiente para alimentar todos idosos.
– Só teremos dinheiro para comprar mantimentos na próxima semana – respondeu o empresário, com lágrimas nos olhos. – Então, até, lá, precisaremos suprimir uma das refeições diárias.
Depois disso, o homem dirigiu-se para uma praça que havia na frente do abrigo e, sentado junto a uma árvore, começou a chorar.
Passava por ali um jovem que morava no bairro e conhecia bem o trabalho do empresário; vendo-o chorar, perguntou-lhe o motivo de suas lágrimas.
Surpreso com a presença do rapaz, e meio sem graça, o ex-empresário explicou a situação.
No final da tarde, o jovem voltou acompanhado de outras pessoas que moravam no bairro e pediu à cozinheira para falar com o responsável.
Ao dirigir-se até a porta de entrada, o ex-empresário deparou-se com aquele jovem com a qual havia conversado na praça, pela manhã.
– Sr. João, depois que conversamos fiquei pensando numa maneira de ajudar o seu abrigo. Assim, pedi para os vizinhos e conhecidos contribuírem com o que pudessem e o resultado está aqui nestas caixas cheias de mantimentos. Cada um contribuiu com o que pôde.
Ao lado do rapaz havia, além de muita gente, várias caixas de papelão contendo o fruto de generosidade das pessoas que moravam naquela região.
Emocionado, o homem agradeceu a todos e exclamou:
– Bem que dizem que: “Amigo na praça vale mais do que dinheiro na caixa”.

Releia essa história, analisando o que ela tem a ver com você.
Use as perguntas abaixo para auxiliar sua reflexão.

  1. Você costuma praticar ações solidárias ?
  2. Como você se sente ao perceber que a sua ajuda fez ” diferença” na vida de uma pessoa?
  3. Você já teve alguma necessidade suprida através de ações solidárias?

Para auxiliar na sua transformação interior

  1. Observe como você se comporta diante de apelos de algumas campanhas coletivas de auxílio, como, por exemplo: após enchentes, terremotos, secas, do agasalho, de prevenção contra a dengue, de racionamento de água, etc.
  2. Procure entender o sentido dessas campanhas e imagine que você pode fazer fazer a “diferença” no resultado entre o sucesso e o fracasso.
  3. Esteja atento às necessidades do ambiente em que você vive, ou seja, seu bairro, local d etrabalho ou outros lugares, e avalie o que pode ser feito para suprir certas carências ali existentes. Desenvolva um plano de “ação entre amigos” para melhorar tais situações.

Essa história faz parte do Livro ” A TERAPIA DAS HISTÓRIAS” Dra. Maria Salette.

Para adquirir, visite a nossa seção: Livros, CD´s e Cursos.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIAS CURTAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *