A Família Tem Papel Importante na Vida das Pessoas

“A Tartaruga e Seu Lugar de Origem”

img_como_alimentar_as_tartarugas_de_agua_3125_orig     Um professor conversava com seus alunos sobre a importância da família na vida de uma pessoa. Ele falava que um dia eles iriam sair de casa, à procura de seus próprios caminhos, mas que, em qualquer lugar que estivessem, jamais deveriam esquecer da família.
Alguns jovens queixavam-se de que os pais não eram aquilo que eles gostariam; outros diziam que no dia em que conseguissem sair de casa jamais voltariam.
Para convencer os alunos da importância do vínculo familiar, o professor resolveu dar uma aula de biologia:

– Meus jovens, a tartaruga marinha nasce na areia da praia e, após sair do ovo, lança-se ao mar, onde viaja para lugares distantes. Ela conhece vários oceanos, experimenta águas geladas e profundas, e também mornas e rasas. Entretanto, quando se torna adulta, volta para a praia de onde saiu, a fim de pôr os seus ovos no mesmo lugar em que nasceu. Há algumas que chegam a nadar meses, no momento certo, você se lançarão no mar da vida e conhecerão diferentes lugares, entretanto, quando precisarem de um lugar onde realmente possam se sentir seguros, vocês lembrarão da família e, se for necessário, voltarão para ela, ou apenas pensarão nela e se encherão de confiança, na certeza de que estará sempre ali para acolhê-los.

À proporção que o professor explicava o comportamento das tartarugas marinhas, os alunos refletiam sobre seus vínculos familiares.
– A nossa família pode não ser aquela que gostaríamos, mas é com ela que podemos contar quando precisamos de apoio. Esta certeza alimenta nossa auto segurança e reforça nossa autoestima.

Releia essa história, analisando o que ela tem a ver com você.
Use as perguntas abaixo para auxiliar sua reflexão.

  1. Atualmente, que tipo de relacionamento você tem com a sua família?
  2. Ao recordar sua infância e os lugares em que você foi criado, quais os sentimentos que afloram?
  3. Sua família representa um porto seguro para você? Por quê?

Para auxiliar na sua transformação interior

  1. Analise seus sentimentos em relação a sua família e procure observar se existem situações mal resolvidas entre você e seus familiares. Procura se reconciliar, fazendo a sua parte e superando qualquer tipo de ressentimento.
  2. Expresse sua gratidão às pessoas que fizeram parte da sua história, principalmente aquelas que proveram o pão de cada dia, os conselhos, os sacrifícios e qualquer tipo de gesto de delicadeza ou amor. Se essas pessoas não estiverem mais presentes em sua vida, procure usar a imaginação e converse com elas através dos seus pensamentos.
  3. Para você estar de bem com as pessoas a sua volta é necessário que, primeiro, esteja de bem com a sua família.

Essa história faz parte do Livro ” A TERAPIA DAS HISTÓRIAS” Dra. Maria Salette.

Para adquirir, visite a nossa seção: Livros, CD´s e Cursos.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIAS CURTAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *