Kiá, Kiú: Duas Palavras que Podem Mudar a Direção da Nossa Vida

 “A Linguagem dos Gansos”

Domestic_Goose

Um biólogo, que trabalhava numa reserva florestral, observou, por muito tempo, os gansos selvagens e descobriu um comportamento muito interessante entre eles. Quando os gansos novinhos iam voar pela primeira vez, recebiam dos gansos mais velhos um incentivo para vencer o medo desse primeiro voo.

O biólogo ficou tão fascinado com a descoberta que investiu mais na pesquisa.

Depois de meses de observação, ele concluiu seu trabalho, dizendo que os seres humanos podiam aprender muito com aqueles animais.

Quando os filhotes vão voar pela primeira vez, expressam insegurança e muitos não conseguem voar, permanecendo no solo que, até então, é o lugar onde se sentem mais seguros. Nesse momento, a comunidade dos gansos adultos se posiciona no chão, junto aos gansinhos, formando uma meia-lua, onde os filhotes se encontram no centro. Todos juntos emitem um som alto e repetitivo, a uma só voz:

-Kiá, kiá, kiá, kiá, kiá…

Ao escutarem o kiá, os gansinhos vão se enchendo de coragem e conseguem superar o medo, voando pela primeira vez. Este é o momento de festa, em que o céu é o palco deste lindo espetáculo. Contudo, há outro momento em que a comunidade dos mais velhos, novamente, entra em cena. É quando alguns gansinhos passam dos limites de segurança para um voo tranquilo. nessa hora os gansos adultos, ao perceberem que os mais novos estão voando mais alto do que deveriam ou indo mais longe do que o necessário, passa a emitir outro som:

– kiú, kiú, kiú,kiú…

Ao escutarem o kiú, os gansinhos percebem o limite de até onde podem chegar e voltam para trás.

Aquele biólogo descobriu que kiá, kiú são vozes de comando para os gansos selvagens: a primeira voz incentiva e a segunda põe limite. Ele concluiu sua pesquisa dizendo:

– Não só os gansos selvagens necessitam de um kiá e de um kiú para fazerem o primeiro voo e saberem o momento certo de voltar, mas também todo ser humano que desejar ter uma vida equilibrada e saudável.

Releia essa história, analisando o que ela tem a ver com você.
Use as perguntas abaixo para auxiliar sua reflexão.

  1. Você percebeu o momento em que precisa dizer a si mesmo um kiá ou um kiú?
  2. Quais as áreas na sua vida que mais precisam dessas vozes de comando?
  3. Você já sofreu, ou sofre ainda, as consequências por não ter usado o kiá ou o kiú no momento certo?

Para auxiliar na sua transformação interior

  1.  Nunca despreze sua natureza humana. Considere que, a qualquer momento, ela pode lhe conduzir a fazer coisas das quais você poderá se arrepender, por isso esteja atento aos seus impulsos .
  2. Perceba a hora certa de agir. Não deixe que o medo o faça recuar diante daquilo que você deseja e que é bom. Lembre-se de que a força do kiá está dentro de você e, se for preciso, pronuncie várias vezes a palavra kiá, lembrando-se das histórias dos gansos.
  3. Esteja, também, atento ao momento certo de recuar. Considere que a falta de limite poderá levá-lo a consequências desastrosas. Nas ocasiões em que se sentir ameaçado de perder o controle, pronuncie  várias vezes, com autoridade, a palavra kiú.

Essa história faz parte do Livro ” A TERAPIA DAS HISTÓRIAS” Dra. Maria Salette.

Para adquirir, visite a nossa seção: Livros, CD´s e Cursos

 

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIAS CURTAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *