“A Vida Pode Ser Mais Leve Se Nos Livrarmos dos Pesos Desnecessários”

“O Dente de Elefante”

elefante_filhote_bola1

    Um pesquisador ganhou dos habitantes de uma aldeia um dente de elefante, como reconhecimento pelo seu empenho em melhorar as condições de vida daquele povo.
Muito agradecido, o cientista guardou-o em sua bagagem, e como se tratava de algo de grande valor comercial, passou a dispensar-lhe um cuidado especial.
Toda a viagem que fazia levava o dente de elefante, pois tinha receio de alguém roubar. E, assim, suas viagens tornaram-se mais difíceis, pois o objeto era pesado para carregar.
Um dia, quando estava no aeroporto aguardando embarque, deixou o dente de elefante junto à bagagem para ir no toalete e, ao voltar, percebeu que objeto havia desaparecido. No momento, ficou desesperado; a polícia e a direção do aeroporto foram acionadas, mas não adiantou, ninguém sabia onde estava o objeto.
O homem teve que viajar sem o dente de elefante, pois o avião já estava para partir e ele precisava embarcar.
Durante a viagem, notou que se sentia mais leve, apesar da sensação de aborrecimento da perda do objeto. Ficou mais fácil embarcar e desembarcar com as mãos vazias e, ao perceber isso, refletiu sobre a utilidade do dente de elefante em sua vida, concluindo que havia se tornado muito mais um peso e preocupação do que alegria.
A partir desse fato ele aprendeu uma lição: só conservar aquilo que, realmente, tivesse utilidade em sua vida.

Releia essa história, analisando o que ela tem a ver com você.
Use as perguntas abaixo para auxiliar sua reflexão.

  1. Na sua casa há móveis, objetos ou utensílios que, por serem de estimação você não se desfaz mesmo sentido que não tem utilidade?
  2. Atualmente, o que você pode classificar como sendo o seu dente de elefante?
  3. Que tipo de sentimentos você experimenta quando chega a hora de se desapegar de algo que por muito tempo fez parte da sua vida?

Para auxiliar na sua transformação interior

  1. Observe se em sua casa ou ambiente de trabalho você conserva algo que se transformou em um verdadeiro !dente de elefante” e tenha coragem de tomar uma atitude de desapego.
  2. Procure simplificar sua vida, deseje andar mais leve Lembre-se de que os bens materiais, cargos, funções deve ser motivos de alegria e satisfação pessoa, nunca de peso ou preocupação.
  3. Analise se diferentes áreas de sua vida existe alguma situação com a qual você já acostumou, que não tem mais sentido mantê-la, mas que por falta de iniciativa você não consegue se libertar.

Essa história faz parte do Livro ” A TERAPIA DAS HISTÓRIAS” Dra. Maria Salette.

Para adquirir, visite a nossa seção: Livros, CD´s e Cursos.

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIAS CURTAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *