“Remover as Amarras do Sentimento de Incapacidade”

“O Elefante Amarrado

0bdb6abf8fb7b48790c26864cc2c392b

Um elefante foi capturado na floresta ainda filhote e levado para o zoológico, onde foi amarrado em uma estaca por uma corda presa em suas duas patas, a fim de fugir.
A princípio ele tentou se livrar da corda, mas não teve êxito, pois ainda era filhote e sua força era menor do que aquilo que o detinha.
Com o tempo, ele desistiu de lutar contra a corda, e a estaca prendia no chão, pois os fracassos lhe convenceram de que aquilo era mais forte do que ele.
O tempo, passou, o elefante se tornou adulto, agora capaz de arrastar um carro; entretanto quando seu dono precisa dominá-lo, bastava amarrar uma das cordas numa de suas patas e a outra extremidade numa estaca firme no chão.
A partir daí o animal se rendia e deitando-se no solo e permanecendo ali até alguém levá-lo para outro local.
Estava claro que essa estaca não podia mais deter o animal, agora ele estava bem mais forte do que ela, porém o sentimento de incapacidade que o elefante havia registrado quando se deparava com uma diante de uma estaca bloqueava sua iniciativa de se livrar dela.
Algumas vezes agimos que nem esse elefante. Diante das situações do passado nos sentimos derrotados, a nossa mente registra um sentimento de impotência e passamos a acreditar que nunca conseguiremos superá-las, mesmo depois do tempo ter transcorrido e já termos condições suficientes para reagir e ultrapassar essas situações.

Releia essa história, analisando o que ela tem a ver com você.
Use as perguntas abaixo para auxiliar sua reflexão.

  1. Você já se sentiu como esse elefante, impotente de algo ou de alguém?
  2. Na sua vida tem alguma situação diante da qual você se sente fracassado e, por isso, se acomodou a ela?
  3. Atualmente, onde você se sente amarrado?

Para auxiliar na sua transformação interior

  1. Analise sua vida e observe onde você se sente amarrado. Pergunte-se por que e há quanto tempo você se encontra assim.
  2. Observe essas amarras diminuindo de tamanho diante de você. Agora sinta que você é bem maior que elas e já possui condições de vencê-la.
  3. Avalie como esta sua capacidade de superação. Considere que, mesmo se sentido incapaz, você tem toda força necessária para enfrenter as dificuldades e vencê-las

Essa história faz parte do Livro “A TERAPIA DAS HISTÓRIAS’ Dra. Maria Salette.

Para adquirir, visite a nossa seção: Livros, CD´s e Cursos.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *