Brasil Referência Mundial em Nutrição Saudável

 

Pesquisa revela: Brasil é exemplo de orientação nutricional no mundo!

Uma notícia e tanta para deixarmos todos nós brasileiros cheios de orgulho! De acordo com o site norte-americano “Vox Media”, através de publicação do último dia 02 de abril , o Brasil é um dos melhores exemplos de orientação nutricional do mundo. Para reiterar a tese, a reportagem faz um paralelo de como a alimentação é tratada em nosso país , em relação à atual forma praticada pelo governo dos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, o Guia Alimentar para a População Brasileira , criado em 2006 pelo Ministério da Saúde e de acordo com as premissas da sociedade , é o melhor exemplo de como o país está atento à importância de manter um estilo de vida voltado à alimentação saudável. Nos EUA, em contrapartida, essas diretrizes são modificadas apenas a cada cinco anos, e sem algum enfoque social. “(…) Em 151 páginas, o Ministério da Saúde brasileiro estabelece o que pode ser o guia alimentar mais inteligente do mundo. A América realmente precisa seguir o exemplo do Brasil. Nossa (dos EUA) ciência da nutrição é notoriamente deficiente (…)” destaca um trecho da reportagem, lembrando que o manual alimentício americano possui mais de 600 páginas.

Redigido em linguagem acessível, o guia brasileiro se dirige às famílias, profissionais da área, educadores, agentes comunitários e outros trabalhadores cujo ofício envolve a promoção da saúde da população. A versão impressa do documento é distribuída às unidades de saúde de todo o país, e a versão digital fica disponível no portal do Ministério. Através do site governamental, o ministro da saúde, Arthur Chioro (governo Dilma Rousseff  -2016), destacou a importância do Guia.

“Mais do que um instrumento de educação alimentar e nutricional, o guia se insere dentro da estratégia global de promoção da saúde e do enfrentamento e do excesso de peso, que já atinge mais da metade da população brasileira. A carga de doença associada à obesidade é imensa. Para sair da agenda da doença, precisamos trabalhar pela melhoria da alimentação e incentivar a prática de hábitos saudáveis. Não estamos proibindo nada, mas temos recomendações claras de qual alimento priorizar.

guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira

Diferentemente da maioria dos guias internacionais, que se preocupam apenas com os valores nutricionais dos produtos, o Guia do Brasil orienta também às circunstâncias que envolvem o ato de comer, a preparação e o manusear do alimento, além de ações do dia a dia que proporcionam bem-estar e uma vida mais saudável, como a regularidade de horário e os ambientes apropriados às refeições.

“Entendemos a alimentação não só na perspectiva biológica, no aporte de energia e nutrientes. O guia traz mensagens também no contexto social, dentro do sistema alimentar. Quando compartilhamos o momento da nossa refeição com membros da família, colegas de trabalho ou escola, também compartilharmos vivências. É um momento importante de convívio social e para desfrutar da alimentação. Por isso uma recomendação do guia é dar à alimentação o tempo que ela merece, considerando o seu papel na saúde e preservação da cultura brasileira”, exemplificou Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e responsável pela coordenação geral do projeto de elaboração do Guia Alimentar.

Regionalização –Um dos pontos abordados pelo Guia Alimentar Brasileiro é a especificação da alimentação de cada região do país. De acordo com a nutricionista Fernanda Oliveira, o manual nutricional do país é altamente abrangente e ajuda muito o trabalho dos profissionais da área. “Ele e feito com base nos costumes da população brasileira respeitando as regionalidades de cada local, então, para a nossa população, eu acho que ele é sim bastante completo e satisfaz as necessidades como um todo”, enfatizou a especialista.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GUIA ALIMENTAR:

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/oficinadeemocoes/www/nutricao/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405